Version 36 (modified by Rafael de Pelegrini Soares, 15 years ago) (diff)

Nova versao

Bem-vindo a página do projeto ALSOC

ALSOC é a sigla utilizada para identificar o projeto de um Ambiente Livre para Simulação, Otimização e Controle de Processos.

O Projeto ALSOC é um esforço de aproximação universidade–indústria através da padronização e distribuição sem custo de especificações e ferramentas de software entre universidades e empresas consorciadas.

Veja aqui a lista de entidades que participam e patrocinam o projeto.

Finalidade do Projeto

As principais finalidades do Projeto ALSOC são:

  • Desenvolver, manter e distribuir especificações de uma linguagem de modelagem e uma biblioteca de modelos abertas para síntese, simulação, otimização e controle de processos em geral (veja a licença aberta ALSOC);
  • Desenvolver e manter software no estado-da-arte distribuído sem custo entre os consorciados e entidades educacionais (veja a licença ALSOC);
  • Certificar a conformidade de soluções externas com os padrões desenvolvidos e adicionar ao Projeto contribuições externas.

Simulador EMSO

EMSO é a sigla para Environment for Modeling Simuation and Optimization.

O EMSO é o software de simulação do projeto ALSOC. Sua construção foi iniciada em 2001 por Rafael de Pelegrini Soares, hoje o simulador EMSO é desenvolvido e mantido pelo projeto ALSOC.

Saiba mais sobre o EMSO e faça o seu download.

Biblioteca de Modelos

O projeto ALSOC desenvolve e mantém especificações de uma linguagem de modelagem apropriada para a síntese, simulação, otimização e controle de processos em geral.

Utilizando esta linguagem de modelagem, a biblioteca de modelos chamada de EML é desenvolvida.

Participe do Projeto

Todos estão convidados a participar:

  • A forma mais fácil de contribuir é ajudar a resolver o problema #1, ajudando a espalhar a idéia através do uso, divulgação, cursos, etc.
  • Colaborar no desenvolvimento, aprimoramento e ampliação dos modelos da EML (clique aqui). Hoje temos uma biblioteca com modelos para boa parte dos equipamentos da indústria química e petroquímica. Não temos modelos para, por exemplo, sistemas de tratamento de efluentes. A contribuição de modelos por parte da comunidade é um ponto muito interessante.
  • Colaborar com a programação do sistema em si.

Modelos - Contribuição de Terceiros

Perguntas, Sugestões e Bugs

Antes de fazer a sua pergunta, enviar a sua sugestão ou bug consulte o FAQ.

Para reportar defeitos (bugs) ou deixar a sua sugestão faça o seu registro? e utilize o sistema de tickets?. Não esqueça de fazer uma procura? ou de verificar a lista de tickets em aberto {1} e os já fechados {9} para não gerar um item duplicado.

Para informações adicionais entre em contato.

Novidades!

  • 06/12/2006: Lançada a versão 0.9.50 do EMSO! Faça já o seu download.
  • 21/11/2006: Lançada a versão 0.9.49 do EMSO! Faça já o seu download.
  • 10/11/2006: Lançada a versão 0.9.48 do EMSO! Faça já o seu download.
  • 1º/11/2006: Agora é possível acompanhar as alterações de tickets selecionando a opção Ticket Details na guia TIMELINE.
  • 13/10/2006: Curso Introdutório do EMSO gratuito! Dias 17 e 18 de outubro, mais detalhes em CursoEMSO.
  • 06/10/2006: COMUNICADO: Lançamento do NOVO Portal do Projeto ALSOC