Changes between Version 15 and Version 16 of FAQ


Ignore:
Timestamp:
Oct 31, 2006, 3:03:45 PM (16 years ago)
Author:
Rodolfo Rodrigues
Comment:

Adicionada nova pergunta e feita pequenas correções

Legend:

Unmodified
Added
Removed
Modified
  • FAQ

    v15 v16  
    1010=== Quais são as configurações mínimas requeridas? === #configuracaos-minimas
    1111
    12 O EMSO requer muito pouco da máquina.
     12O [wiki:EMSO] requer muito pouco da máquina.
    1313Qualquer máquina capaz de rodar o Windows 95 e superiores ou Linux 2 ou superiores com X é o suficiente.
    1414
     
    2424Se você deseja utilizar uma plataforma que não se encontra nesta lista, entre em [wiki:Contact contato].
    2525
    26 === Onde posso baixar a última versão do [wiki:EMSO EMSO]? === #ultima-versao
     26=== Onde posso baixar a última versão do [wiki:EMSO]? === #ultima-versao
    2727
    2828A última versão e também versões anteriores podem ser baixadas na seção de [wiki:Download Downloads].
     
    3030=== Utilizo um computador o qual não tenho privilégios de instalação de programas. Posso, por exemplo, executá-lo de um ''CD-ROM'' ou outro disco removível (''pen-drive'', ''zip-drive'')? === #instalacao
    3131
    32 Ao ser instalado, o [wiki:EMSO EMSO] não requer privilégios especiais no sistema. Desta forma, o [wiki:EMSO EMSO] pode ser instalado em dispositivos removíveis e em computadores que não se tenha privilégios de instalação de programas.
     32Ao ser instalado, o [wiki:EMSO] não requer privilégios especiais no sistema. Desta forma, o [wiki:EMSO] pode ser instalado em dispositivos removíveis e em computadores que não se tenha privilégios de instalação de programas.
    3333
    34 === Como devo proceder para a desinstalação do [wiki:EMSO EMSO] no meu computador? === #desinstalacao
     34=== Como devo proceder para a desinstalação do [wiki:EMSO] no meu computador? === #desinstalacao
    3535
    36 Basta executar o arquivo de desinstalação (geralmente ''unins000.exe'') que se encontra na raiz do diretório onde o [wiki:EMSO EMSO] foi instalado.
     36Basta executar o arquivo de desinstalação (geralmente ''unins000.exe'') que se encontra na raiz do diretório onde o [wiki:EMSO] foi instalado.
    3737
    3838=== Terei despesas com o pagamento de licenças? === #licenca
    3939
    40 O [wiki:EMSO EMSO] é disponibilizado numa versão de '''avaliação''', sendo de uso livre para Instituições de Ensino.
     40O [wiki:EMSO] é disponibilizado numa versão de '''avaliação''', sendo de uso livre para Instituições de Ensino.
    4141
    42 === Desejo utilizar o [wiki:EMSO EMSO] para projetos na minha Empresa, como devo proceder? === #empresa
     42=== Desejo utilizar o [wiki:EMSO] para projetos na minha Empresa, como devo proceder? === #empresa
    4343
    44 No momento o [wiki:EMSO EMSO] só pode ser utilizado pelas [wiki:Support Empresas] que participam do '''Projeto ALSOC'''.
     44No momento o [wiki:EMSO] só pode ser utilizado pelas [wiki:Support Empresas] que participam do '''Projeto ALSOC'''.
    4545
    46 === Por ser de uso livre para Instituições de Ensino, o [wiki:EMSO EMSO] é um software de código-fonte aberto? === #codigo-aberto
     46=== Por ser de uso livre para Instituições de Ensino, o [wiki:EMSO] é um software de código-fonte aberto? === #codigo-aberto
    4747
    48 O [wiki:EMSO EMSO] '''não''' é um software de código-fonte aberto todavia a sua biblioteca de modelos é aberta, permitindo-se a qualquer usuário a visualização e modificação do seu conteúdo.
     48O [wiki:EMSO] '''não''' é um ''software'' de código-fonte aberto todavia a sua biblioteca de modelos é aberta, permitindo-se a qualquer usuário a visualização e modificação do seu conteúdo.
    4949
    5050[[BR]]
     
    5454=== Para o desenvolvimento dos meus modelos necessito do conhecimento de alguma linguagem de programação? Quais os conhecimentos prévios que necessito ter? === #conhecimento-previo
    5555
    56 O [wiki:EMSO EMSO] utiliza uma linguagem própria para a modelagem dos problemas (veja a próxima questão).
     56O [wiki:EMSO] utiliza uma linguagem própria para a modelagem dos problemas (veja a próxima questão).
    5757Mais informações podem ser consultadas no '''Manual EMSO''', distribuído conjuntamente com a instalação oficial e também disponível na seção de [wiki:Download Downloads].
    5858
    59 === Qual a linguagem para a modelagem que o [wiki:EMSO EMSO] utiliza? === #linguagem-modelagem
     59=== Qual a linguagem para a modelagem que o [wiki:EMSO] utiliza? === #linguagem-modelagem
    6060
    61 O [wiki:EMSO EMSO] utiliza uma linguagem própria para a modelagem. Esta linguagem utiliza conceitos de programação orientada a objetos. É de fácil aprendizado e utilização, porém sem o detrimento da flexibilidade. Mais informações, consultar o '''Manual EMSO'''.
     61O [wiki:EMSO] utiliza uma linguagem própria para a modelagem. Esta linguagem utiliza conceitos de programação orientada a objetos. É de fácil aprendizado e utilização, porém sem o detrimento da flexibilidade. Mais informações, consultar o '''Manual EMSO'''.
    6262
    6363=== Quais as vantagens que a linguagem de modelagem própria apresenta? === #vantagens-linguagem
     
    6969Através de interfaces padronizadas, é possível utilizar modelos desenvolvidos em linguagens de programação C/C++ e FORTRAN. Informações sobre a criação de objetos externos, como por exemplo propriedades termodinâmicas, podem ser consultadas no '''Manual EMSO'''.
    7070
    71 === Para a construção de modelos no [wiki:EMSO EMSO], tenho que começá-los no zero? Posso utilizar um arquivo padrão como referência? === #templates
     71=== Para a construção de modelos no [wiki:EMSO], tenho que começá-los no zero? Posso utilizar um arquivo padrão como referência? === #templates
    7272
    73 No '''Manual EMSO''' existe um tutorial para auxiliar na construção de modelos, mostrando o uso de ''templates'' para usar como referência. A estrutura orientada a objetos da [wiki:EML EML] permite a criação de modelos mais detalhados a partir de modelos básicos, geralmente não necessitando começar do zero para a construção de um novo modelo.
     73No '''Manual EMSO''' existe um tutorial para auxiliar na construção de modelos, mostrando o uso de ''templates'' para usar como referência. A estrutura orientada a objetos da [wiki:EML] permite a criação de modelos mais detalhados a partir de modelos básicos, geralmente não necessitando começar do zero para a construção de um novo modelo.
    7474
    75 === O que é a [wiki:EML EML]? === #EML
     75=== O que é a [wiki:EML]? === #EML
    7676
    77 Ver [wiki:EML EML].
     77Ver [wiki:EML].
    7878
    79 === Como posso utilizar a [wiki:EML EML]? === #utilizando-EML
     79=== Como posso utilizar a [wiki:EML]? === #utilizando-EML
    8080
    8181Além da biblioteca de modelos [wiki:EML], o [wiki:EMSO] é acompanhado de uma biblioteca de exemplos, os ''samples''.
     
    8787Este é distribuído conjuntamente com a instalação oficial e também disponilizado na seção de [wiki:Download Downloads].
    8888
    89 === Desenvolvi uma biblioteca própria de modelos e quero compartilhá-la com os demais usuários do [wiki:EMSO EMSO], como devo proceder? === #biblioteca-propria
     89=== Desenvolvi uma biblioteca própria de modelos e quero compartilhá-la com os demais usuários do [wiki:EMSO], como devo proceder? === #biblioteca-propria
    9090
    9191O compartilhamento de modelos pode ser feito por meio deste portal através do seu registro e solicitando direitos para modificação de ''wiki''.
     92
     93=== Desejo utilizar o [wiki:EMSO] em sala de aula. Há algum recurso específico disponível na [wiki:EML] para o auxílio desta tarefa? === #modelos-didaticos
     94
     95Já está disponível na [wiki:EML] um conjunto de '''modelos didáticos''' específicos para o auxílio no ensino de '''Cinética e cálculo de reatores químicos'''. Estes constituem-se da implementação direta de problemas resolvidos do livro-texto [http://www.engin.umich.edu/~cre/ Elementos de engenharia das reações químicas] (3ª edição brasileira) de ''H. S. Fogler''.
     96
     97Os modelos podem ser encontrados no [../browser Repositório de modelos] diretamente em [../browser/mso/sample/reactors/fogler mso/sample/reactors/fogler] ou baixando um único pacote contendo a última versão dos mesmos [../../../websvn/dl.php?repname=ALSOC%20-%20Biblioteca%20de%20Modelos&path=%2Fmso%2Fsample%2Freactors%2Ffogler%2F&rev=0&isdir=1 aqui].
     98
     99Todos os modelos didáticos que os usuários venham a desenvolver serão bem-vindos. Para maiores informações sobre como enviá-los ao [../browser Repositório de modelos], favor ver as instruções listadas [wiki:Contribution aqui].
    92100
    93101[[BR]]
     
    96104
    97105
    98 === Que tipos de problemas o [wiki:EMSO EMSO] suporta resolver? === #problemas-suportados
     106=== Que tipos de problemas o [wiki:EMSO] suporta resolver? === #problemas-suportados
    99107
    100 O [wiki:EMSO EMSO] é um simulador e otimizador genérico de processos, tanto em regime estacionário quanto dinâmico, descritos por sistemas de equações algébrico-diferenciais.
     108O [wiki:EMSO] é um simulador e otimizador genérico de processos, tanto em regime estacionário quanto dinâmico, descritos por sistemas de equações algébrico-diferenciais.
    101109
    102 === Quais os pacotes de soluções numéricas (''solvers'') presentes no [wiki:EMSO EMSO]? === #solvers
     110=== Quais os pacotes de soluções numéricas (''solvers'') presentes no [wiki:EMSO]? === #solvers
    103111
    104112Os ''solvers'' do [wiki:EMSO] são elementos independentes que são carregados
    105 dinâmicamente no momento da solução.
     113dinamicamente no momento da solução.
    106114Em outras palavras, os ''solvers'' não são embutidos no simulador (com excessão dos sistemas lineares que são embutidos).
    107115Isto é possível através da utilização das bibliotecas de carregamento dinâmico (arquivos DLL no Windows) ou dos objetos compartilhados (arquivos SO no Linux).
     
    124132=== Desejo graficar resultados simulados em função de outras variáveis que não o tempo, como posso fazer isto? === #graficos
    125133
    126 Por ser um simulador de processos dinâmicos, o [wiki:EMSO EMSO], no momento, não suporta outra variável que não o tempo na abcissa. Para estes casos 2 arquivos: '''''emso2ml.m''''' ([http://www.mathworks.com Matlab]) e '''''emso2sci.sci''''' ([http://www.scilab.org Scilab]), são distribuídos conjuntamente com a instalação oficial. A partir de um desses arquivos os resultados das simulações geradas pelo [wiki:EMSO EMSO] (arquivos com extensão RLT) podem ser manipulados e graficados no [http://www.mathworks.com Matlab] ou [http://www.scilab.org Scilab] conforme o caso.
     134Por ser um simulador de processos dinâmicos, o [wiki:EMSO], no momento, não suporta outra variável que não o tempo na abcissa. Para estes casos 2 arquivos: '''''emso2ml.m''''' ([http://www.mathworks.com Matlab]) e '''''emso2sci.sci''''' ([http://www.scilab.org Scilab]), são distribuídos conjuntamente com a instalação oficial. A partir de um desses arquivos os resultados das simulações geradas pelo [wiki:EMSO EMSO] (arquivos com extensão RLT) podem ser manipulados e graficados no [http://www.mathworks.com Matlab] ou [http://www.scilab.org Scilab] conforme o caso.