GIMSCOP/UFRGS apresenta na TechWeek durante o Rio Oil & Gas 2018

O Prof. Jorge O. Trierweiler apresentou nesta segunda-feira à tarde alguns dos resultados das pesquisas que foram e estão sendo desenvolvidas no GIMSCOP/ UFRGS na área de Soluções Digitais, Automação e Controle de Sistemas.

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO: "Soluções em digitalização e automação de sistemas desenvolvidas para indústria de Óleo&Gás pelo GIMSCOP/UFRGS"

RESUMO: não é de surpreender que a gestão de elevada quantidade de dados de diferentes tipos e características, sejam percebidos como importantes e as expectativas sejam elevadas. Este tsunami de dados cria impaciência, uma vez que as empresas têm investido pesadamente na infraestrutura de dados para coletar, armazenar e recuperar dados. No entanto, esses dados não são usados atualmente se quer próximos ao seu potencial. Assim, há uma crescente conscientização que a análise de dados seja uma tecnologia estratégica, juntamente com o aprendizado de máquina, automação, controle, modelagem e otimização de processos. Essas diferentes ferramentas são atualmente agrupadas com o nome de Digitalização e Automação de Sistemas. Nesta apresentação será mostrado os desenvolvimentos e a visão da GIMSCOP/UFRGS nesta área através de diversas tecnologias únicas que conciliam a combinação correta das novas técnicas de aprendizado de máquina e mineração de dados com os princípios básicos (tais como: feedback controle, otimização, modelagem fenomenologia, etc.). Essas novas ferramentas são implementadas no chamado BRToolKits, que estão disponíveis para aplicações industriais através da PGA ("Plataforma de Gestão de Ativos"), desenvolvida em parceria com a Petrobras e a empresa de base tecnológica TriSolutions.

A apresentação completa pode ser conferida clicando-se AQUI.

O site do evento é o seguinte: http://www.ogtechweek.com.br

E aqui está a página de todos os palestrantes do evento: http://www.ogtechweek.com.br/?_page=palestrantes

VERSÃO EM INGLÊS (ENGLISH VERSION)

TITLE: "The Digitalization and Automation Solutions for O&G Industry developed by GIMSCOP/UFRGS"

ABSTRACT: It is hardly surprising that Big Data, i.e. the management of large and complex data volumes, is perceived as important and expectations are high. This data tsunami creates impatience since companies have invested heavily in data infrastructure for collecting, storing, and retrieving data. However, this data is not used anywhere close to its potential. Thus, there is a growing awareness of data analytics as a strategic technology. Digitalization solutions allows for a wider range of methodologies, data-driven analysis either as a standalone methodology or in combination with model-based techniques. The digitalization shift in the oil industry has enabled extensive deployment and use of “digital twins”. This presentation shows the developments and the vision of GIMSCOP/UFRGS in this area through several unique technologies that reconcile the correct combination of the new techniques of machine learning and data mining with the basic principles (such as: feedback control, optimization, phenomenological modeling, etc.). These new tools are implemented in the called BRToolKits, which are available for industrial applications through the PGA (“Asset Management Platform”) developed in partnership with PETROBRAS and TriSolutions.