Resíduos químicos representam um risco ao meio ambiente e à segurança nos laboratórios se não forem descartados de forma correta. É de responsabilidade de todos que os resíduos sejam devidamente embalados e identificados para posterior descarte adequado.

Os resíduos gerados nos laboratórios do Departamento de Engenharia Química são encaminhados ao Centro de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos (GGTRQ), órgão auxiliar do Instituto de Química localizado no Campus do Vale da UFRGS para receberem tratamento adequado e disposição final.

O CGTRQ disponibiliza embalagens para coleta dos resíduos gerados. Segundo suas instruções, não são aceitos resíduos enviados fora dos padrões exigidos.

As embalagens ficam armazenadas no DEQUI no espaço localizado entre a cozinha e o LATEPA e são as seguintes:

  • Resíduos sólidos: sacos plásticos transparentes com capacidade para 10kg (SP10) ou caixas de papelão sem divisória (CxPasD);
  • Resíduos líquidos: preferencialmente em embalagens de PEAD de 5L (P5L). Os resíduos que forem gerados em pequena quantidade podem ser armazenados em frascos de vidro de BOCA LARGA de 1L (V1L). Entretanto, esse tipo de embalagem deve ser evitado, para não causar acidentes durante o manuseio e o transporte.

A identificação das embalagens deve ser feita segundo rótulos padrões do CGRTQ respeitando a classificação do resíduo e tendo os devidos cuidados quanto à compatibilidade dos resíduos misturados, garantindo a segurança no armazenamento.

Os resíduos devem ser armazenados nos laboratórios de pesquisa até a data da coleta, que geralmente é realizada a cada trimestre.