Atividade de Estágio Supervisionado

A Atividade de Estágio Supervisionado é um componente obrigatório dos cursos de Engenharia e tem por objetivo proporcionar ao estudante a complementação do ensino ministrado na Universidade, servindo de aperfeiçoamento técnico-científico, de treinamento prático, de relacionamento humano e de integração.

Para a Inscrição na Atividade de Estágio Supervisionado, o aluno precisa ter 162 créditos obrigatórios integralizados e aprovação nas disciplinas ENG07010 – Mecânica dos Fluidos Aplicada e ENG07754 – Operações Unitárias da Engenharia Química I.

A inscrição na Atividade de Estágio Supervisionado pode ser feita a qualquer momento, através de abertura de processo no Protocolo Geral da UFRGS, anexando os seguintes documentos:

  • formulário de inscrição;
  • cópia do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), contendo o plano de trabalho elaborado pela empresa e assinado pelo supervisor;
  • histórico escolar e comprovante de matrícula (obtidos no portal do aluno, com chave digital).

A carga horária mínima do estágio a ser aproveitado na Atividade é de 200 h, assim, o prazo para o aluno encerrar a Atividade é a de 200 h + 4 semanas para a elaboração (pelo aluno) e aprovação do relatório de estágio (pelo orientador). Em um estágio de 30h semanais, portanto, o prazo será de 11 semanas.

O estágio OBRIGATÓRIO necessita estar vinculado à Atividade de Estágio Supervisionado. O estágio NÃO OBRIGATÓRIO pode, ou não, ser aproveitado na Atividade e Estágio Supervisionado: somente serão aceitos estágios cuja data de início do último período, constante no TCE, seja até um ano antes da data de inscrição na Atividade de ensino.

O aluno deverá encaminhar, por e-mail, o relatório do estágio para seu professor orientador (designado pela COMGRAD). O mesmo avaliará o relatório e deverá informar à COMGRAD (também por e-mail) o conceito do aluno, DENTRO DO PRAZO DA ATIVIDADE.

O relatório deverá ter em torno de 10 a 15 páginas e ser composto de:

1. Introdução;
2. Apresentação da Empresa;
3. Descrição do processo;
4. Descrição das atividades realizadas;
5. Detalhamento da principal atividade desenvolvida;
6. Conclusões;
7. Bibliografia.

Além disso, o aluno deverá entregar na COMGRAD ou na secretaria do DEQUI uma declaração de carga horária (modelo da Empresa) e a avaliação do supervisor (modelo DEQUI).

Os estágios são regulamentados pela Lei Nº 11.788/08, pela Resolução Nº 40/2016 do CEPE e pela Resolução Nº 05/2009 da COMGRAD.

Os pré-requisitos para a aprovação de qualquer solicitação de estágio são os seguintes: 

  • ter um índice de ordenamento I1 >= 4 OU ter, pelo menos, 50% dos créditos obrigatórios do curso;
  • estar matriculado em, pelo menos, 18 créditos (exceto quando a possibilidade de matrícula seja inferior a este número);
  • ter um aproveitamento mínimo no semestre imediatamente anterior ao do estágio (ter sido aprovado em, pelo menos, 13 créditos, OU em 60% dos créditos cursados no semestre anterior).

Estágio Obrigatório versus Não Obrigatório

Em termos de documentos, existem dois tipos de estágio: o obrigatório e o não obrigatório. A diferença entre eles está relacionada ao seguro que cobrirá o estagiário: se a empresa concedente do estágio tem convênio com a UFRGS e providencia este seguro, o estágio será NÃO OBRIGATÓRIO; se a empresa concedente não tem convênio com a UFRGS, ou, não possui um seguro para fornecer ao estagiário, o estágio será OBRIGATÓRIO (pois, neste caso, a UFRGS fornecerá o seguro).

Ambos os tipos de estágio (obrigatório e não obrigatório) poderão ter duração de 6 (seis) meses, não ultrapassando 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

O estágio OBRIGATÓRIO necessita estar vinculado à Atividade de Estágio Supervisionado; o NÃO OBRIGATÓRIO, não.

O estágio NÃO OBRIGATÓRIO poderá ser renovado semestralmente, não podendo exceder 2 (dois) anos.

Renovação do Estágio Não Obrigatório

O aluno deverá solicitar ao seu professor orientador (designado pela COMGRAD) o envio de um e-mail à COMGRAD (comgrad@enq.ufrgs.br) com o seguinte formulário preenchido:

O aluno se reportou/manteve contato durante o estágio?……………………..
As atividades realizadas neste período estão de acordo com o curso?……………………..
Você será novamente o orientador deste aluno nos próximos 6 meses. O aluno lhe informou sobre as atividades a serem desenvolvidas neste período?……………………..

PARECER DO ORIENTADOR
(  ) Recomendo a renovação do estágio.
(  ) Não recomendo a renovação.