ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

Departamento de Engenharia Química da UFRGS

A formação do Engenheiro Químico

A formação do Engenheiro Químico abrange um largo espectro de conhecimento, que envolve não só a química e a matemática, mas também a física, biologia, entre outras áreas. O tempo total médio de titulação é de 5 ANOS.

A formação do Engenheiro Químico pode ser dividida em quatro fases:

1. Ciências básicas: fornecem a base indispensável para a compreensão dos mecanismos essenciais às Ciências e Tecnologias da Engenharia Química. Este período é de aproximadamente 3 semestres e envolve disciplinas da matemática, física e química, principalmente, como mostrado no quadro:

• Cálculo e Geometria Analítica
  • Álgebra Linear
  • Equações Diferenciais
  • Matemática Aplicada
  • Cálculo Numérico

• Química Geral
  • Físico-Química
  • Química Orgânica
  • Química Analítica

• Física I
  • Física II
  • Física III
  • Física IV

1. Fundamentos da Engenharia Química: fornecem a base para entendimento e descrição dos processos químicos. Esta etapa é de aproximadamente 3 semestres. Os fundamentos podem se dividir em três campos:

Termodinâmica

Descreve o equilíbrio de sistemas, em fases iguais ou distintas

Cinética

Estudo das reações químicas e bioquímicas, bem como das leis que regem tais fenômenos

Fenômenos de transporte

Estudam a níveis macroscópico e molecular os fenômenos de transferência de três propriedades distintas:

• Quantidade de movimento
  • Calor
  • Massa

1. Tecnologias da Engenharia Química: estuda os equipamentos mais usuais onde as Ciências da Engenharia Química são aplicadas. Uma série de disciplinas como Reatores Químicos e Operações Unitárias serão escopo de estudo neste curso. Por exemplo, nas disciplinas de Operacoes Unitárias, o aluno se familiarizará com o comportamento e formas de projeto de diferentes equipamentos comuns na indústria química, tais como:
  • Bombas
  • Ciclones
  • Filtros
  • Colunas de Destilação

O tempo desta etapa é de aproximadamente 4 semestres.

Dentro do campo das tecnologias, devem-se destacar as disciplinas de projetos. Estas provêm ao aluno as bases para projetos de novas unidades, ou mesmo melhora operacional de equipamentos existentes. Dentro deste campo, mencionam-se as seguintes disciplinas:

• Projetos da Indústria Química
  • Controle de Processos