Objetivos e atribuições da GTI

A Gerência de Tecnologia da Informação do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, abreviadamente GTI, tem como objetivos:

  • propor políticas e diretrizes em assuntos relativos à área de tecnologia da informação do Departamento;
  • participar em ações relativas à área de tecnologia da informação do Departamento;
  • assessorar a Chefia do Departamento em assuntos relativos à área de tecnologia da informação;
  • administrar os dados computacionais do Departamento;
  • prestar serviços em tecnologia da informação.

Para atingir seus objetivos, compete à GTI:

  • propor normas para aquisição de bens e contratação de serviços de tecnologia da informação no Departamento;
  • propor normas para o desenvolvimento, a implantação e a manutenção de sistemas computacionais no Departamento;
  • administrar os recursos computacionais sob sua responsabilidade;
  • analisar, implementar e manter sistemas computacionais.

São atribuições da GTI:

  • apoio aos usuários em suas necessidades que envolvem o uso de serviços oferecidos pelo Departamento;
  • esclarecimento de dúvidas, respostas a consultas e atendimento de solicitações dos usuários;
  • administração de dados;
  • administração de banco de dados;
  • projeto, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de informações;
  • administração, projeto e implantação da rede de comunicação de dados e serviços associados;
  • implantação e suporte à sistemas operacionais;
  • gerência operacional da política de segurança dos recursos computacionais do Departamento;
  • manutenção técnica, monitoramento e operação dos equipamentos de informática instalados no Departamento;
  • manutenção técnica, monitoramento e operação da rede de comunicação de dados e serviços associados do Departamento;
  • execução de rotinas de salvamento de dados;
  • aquisição de bens e contratação de serviços de tecnologia da informação para o Departamento.