Infraestrutura de TI

O Departamento de Engenharia Química da UFRGS conta com laboratórios e salas de apoio à informática específicas para graduandos e pós-graduandos, contendo vários microcomputadores, equipamentos de gravação de mídias, scanner, impressoras laser e jato de tinta com impressão à cores.

O acesso aos laboratórios e seus recursos é garantido a toda comunidade do DEQUI, respeitando suas normas de uso mediante requisição de cadastro, e cada usuário possui uma conta de acesso constituída de um "login", uma senha e um espaço pré-definido em disco.

O parque computacional do DEQUI é constantemente atualizado através de projetos de pesquisa e aquisições oriundas da Escola de Engenharia. Estão disponibilizados mais de 200 microcomputadores configurados com "Windows 7 Professional 64 bits", além de notebooks, projetores interativos e projetores multimídia, todos interligados em rede, distribuídos entre 15 laboratórios, 1 sala de aula computacional, 15 salas administrativas (gabinetes de professores, secretarias e sala de reunião) e 1 mezanino com 5 salas. O DEQUI conta com softwares de uso básico e de uso específico da área de engenharia química.

 

 

 

A conectividade da rede de informática do departamento é formada por equipamentos com capacidade de transmissão de 100/1000 Mbps. Por meio de wireless, cabo e fibra óptica, os dois prédios, salas e laboratórios do DEQUI estão interligados entre si, com a rede da UFRGS e a Internet.

Hoje, o DEQUI possui à disposição de sua rede, um servidor de rede Intel XEON, biprocessado, marca HP, modelo Proliant ML370 G4 / 4GB RAM configurado com Linux (Debian) que abriga os serviços Samba (servidor de arquivos), Apache (servidor web), Postfix+Courier (servidor de e-mail), FTP (servidor de transferência de arquivos), Bind (servidor de resolução de nomes), MySQL (servidor de banco de dados), SVN (servidor de controle de versões), SSH (servidor de acesso remoto) e OpenLDAP (servidor de autenticação).

 

     

 

Além da excepcional infraestrutura de computadores, o DEQUI dispõe dos programas mais importantes utilizados hoje em dia na Engenharia Química, dos quais se destacam os seguintes:

  • ASPENTECH (Aspen Plus, Aspen Dynamics, Aspen HySys, Aspen Polymer Plus, Aspen Water, Aspen Pinch, Hetran, etc);
  • EMSO: simulador dinâmico de processos;
  • CFX: software para dinâmica de fluidos computacional;
  • MATLAB: linguagem matemática de alto nível;
  • SCILAB: linguagem matemática de alto nível;
  • MAPLE: software utilizado na solução analítica (simbólica) e numérica de problemas matemáticos;
  • MATHCAD: software para solução analítica e numérica de problemas matemáticos;
  • STATISTICA: software para análise multivariada e estimação de parâmetros.

Além desses programas, vários softwares de uso genérico também estão disponíveis, como por exemplo: Microsoft Office PRO 2010, compilador Microsoft Fortran, compilador Fortran 77/90, compilador C++, entre outros.