VoIP

Por meio deste serviço que na UFRGS é conhecido por fone@rnp, potencialmente todos os usuários das instituições clientes que compõem esta rede conseguem se comunicar por voz (via telefone comum, telefone IP ou software) pela Internet. Este é um serviço notoriamente conhecido pelo seu potencial de economia nas ligações interurbanas, sobretudo quando a instituição destino completa chamadas para a rede pública de telefonia. Porém, mais que isso, o fone@rnp permite que o usuário final faça uso da telefonia convencional por meio de uma mobilidade própria dos serviços de Internet.

Como usar o serviço a partir de um ramal da UFRGS?

  • disque o ramal do Potal de Voz:
    ramal 4000
  • DURANTE a mensagem, disque o número desejado, da seguinte forma:
    0 + código de área + número do telefone

É possível usar o telefone de fora da UFRGS?
Sim. Através do número (51) 3308-4000, mas somente para instituições de ensino e pesquisa. Neste caso, as ligações para empresas privadas e celulares estão bloqueadas.

É possível fazer ligações para empresas da rede pública, ou seja, empresas privadas?
Sim, desde que na região do código de área discado, exista uma instituição de ensino/pesquisa cadastrada no fone@RNP e que permita o redirecionamento de ligações para empresas privadas (rede pública. Não confunda rede pública com rede de ensino e pesquisa). A maneira mais fácil de descobrir se o redirecionamento existe na região desejada, é efetuando a ligação. Se ela for completada, é porque o serviço está disponível, caso contrário, será necessário efetuar a ligação via método convencional (via operadora: Embratel, Oi, etc).

É possível efetuar ligações para celulares via o fone@RNP?
Não. As ligações para celulares estão bloqueadas.

Onde obter maiores informações?
Via o site http://www.rnp.br/voip ou na Central de Atendimento do CPD/UFRGS, pelo telefone (51) 3308-5333 ou ramal 5333 ou ainda pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Download do Guia Básico de Utilização do fone@RNP
Clique AQUI para efetuar o download.