Acesso à rede wireless UFRGS

A rede “UFRGS Sem Fio”, como é conhecida, é uma rede “democrática”, projetada para atender a toda comunidade universitária (alunos, docentes e funcionários). Esta rede equivale às redes sem fio atualmente encontradas em hotéis e aeroportos: fácil de usar e conectar, mas com a necessidade de uma senha para liberar a navegação. É uma rede aberta, sem criptografia ou autenticação, com autorização de uso feita através de uma página do navegador. Os usuários se identificam com o número de seu cartão e a respectiva senha do portal. Os visitantes também são bem-vindos e sua identificação é feita por uma senha temporária (um ticket), que qualquer servidor (docente ou técnico-administrativo) pode gerar no portal de serviços. É uma rede isolada, que não compromete a segurança das redes das Unidades, com todo o controle necessário efetuado pelo Centro de Processamento de Dados da Universidade. Esta rede utiliza o SSID UFRGS em toda a Universidade, fornecendo aos usuários uma conectividade/mobilidade há muito desejada.

Após efetuar o login no sistema, o acesso é permitido seguindo a política de uso estabelecida pela Universidade. Também recomenda-se seguir padrões de segurança, que podem ser consultados em:

Para utilizar a rede wireless UFRGS, siga os seguintes procedimentos:

1. acesse a janela de redes wireless acessíveis via o seu notebook, selecione a rede wireless UFRGS e clique em CONECTAR

2.
  3. após ser feita a conexão, a tela de redes wireless disponíveis ficará como exibida a seguir:

4.
  5. abra o Internet Explorer ou qualquer outro browser de sua preferência e acesse qualquer página da Internet. Você será, automaticamente, redirecionado para a página de IDENTIFICAÇÃO da UFRGS. Informe o número do seu cartão de identificação da UFRGS e a respectiva senha (Portal do Aluno ou Servidor) e clique em CONECTAR.

6.
  7. após ser feita a identificação, será exibida a página de estatísticas:

8.
  9. Pronto! Agora você está habilitado para navegar pela Internet utilizando a rede wireless da Universidade.

Em breve, à medida que os departamentos da UFRGS migrarem para os novos sistemas do CPD/UFRGS, o sinal wireless UFRGS poderá ser captado praticamente de qualquer ponto da Universidade e utilizado sem a necessidade de nenhum cadastramento. É selecionar, identificar-se e sair navegando pela Internet.

O acesso à rede do DEQUI só pode ser feito via FTP Seguro (FTPs). Para maiores informações, consulte o guia Acesso externo à rede do DEQUI. O acesso direto, via Windows Explorer, não é possível através da rede wireless UFRGS.

Dúvidas e/ou problemas podem ser solucionados com:

Gerência de TI do DEQUI/UFRGS

Central de Atendimento do CPD/UFRGS