ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

        LABS - Infraestrutura do DEQUI/PPGEQ

PROCAT - Projetos Relacionados

2010 - Atual: Conversão Catalítica do Glicerol

Descrição: Considerando que no processo de produção do biodiesel através da esterificação de óleos vegetais é produzido aproximadamente 10% de glicerol como subproduto, o presente projeto tem como objetivo o aproveitamento do glicerol como matéria-prima para a conversão catalítica em produtos de maior valor agregado. No projeto serão estudadas a reações do glicerol em atmosfera inerte, redutora e oxidante para a obtenção de produtos acroleina, ácido acrílico, olefinas e aromáticos, entre outros compostos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) Pós-Graduação: (1).
Integrantes: Oscar William Perez Lopez - Coordenador / Dirléia Lima - Integrante / Ana Paula Bogado Martí – Integrante / Giulia Lorenzini – Integrante / Natália Rypl – Integrante. 

2007 - Atual: Conversão Catalítica do Bioetanol

Descrição: O projeto tem como objetivo a utilização do bioetanol como matéria-prima para a conversão catalítica em produtos com maior valor agregado como: compostos aromáticos e hidrocarbonetos com maior peso molecular. Dentre os compostos a serem obtidos podem ser citados o benzeno e tolueno como aromáticos, e hidrocarbonetos desde nafta até o diesel. O processo é baseado na formação de eteno como composto intermediário o qual pode ser transformado, através de reações de aromatização ou oligomerização, em outros produtos com maior peso molecular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2). / Mestrado acadêmico ( 1). Integrantes: Oscar William Perez Lopez - Coordenador / Morgana Rosset - Integrante / Aline Baraldi - Integrante / Carolina Gomes - integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. 

2006 - Atual: Desenvolvimento de Catalisadores para o Processo GTL

Descrição: O aumento do preço do petróleo tem colocado novamente em discussão a obtenção de combustíveis a partir de matérias-primas alternativas ao petróleo, principalmente o gás natural O objetivo deste Projeto é o desenvolvimento de catalisadores e o desenvolvimento do processo de produção de combustíveis a partir do gás de síntese, que por sua vez pode ser obtido a partir do gás natural ou outra fonte de carbono. O principal objetivo do Projeto é um melhor aproveitamento do gás natural como matéria-prima para a obtenção de produtos com maior valor agregado. Dentre a ampla gama de produtos que podem ser obtidos neste processo os trabalhos serão direcionados para a obtenção de gasolina, diesel e compostos oxigenados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado Acadêmico (1).
Integrantes: Oscar William Perez Lopez - Coordenador / Guilherme de Souza - Integrante / Camila Bernardes - Integrante 
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2005 - Atual: Conversão catalítica do gás natural

Descrição: O gás natural é constituído principalmente por metano, apesar do baixo custo relativo, o gás natural tem sido pouco utilizado como matéria prima na fabricação de produtos químicos. O principal uso é como combustível para a produção de energia e aquecimento residencial, principalmente nos Estados Unidos e Europa. O principal objetivo do Projeto é um melhor aproveitamento do gás natural como insumo para a obtenção de produtos como olefinas, aromáticos e compostos oxigenados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 2).
Integrantes: Oscar William Perez Lopez - Coordenador / Camila Ottonelli Calgaro - integrante / Guilherme de Souza - integrante / Cícero Escobar - integrante / Natanael Hermes - integrante / Thaís Saatkamp - Integrante / Juliana Espíndola - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Coordenador.
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro.

2005 - Atual: Produção de olefinas, aromáticos e compostos oxigenados a partir do metano

Descrição: O presente Projeto visa o desenvolvimento de processos catalíticos para a produção de olefinas leves (eteno e propeno), aromáticos (benzeno, tolueno) e compostos oxigenados (metanol e formaldeído), utilizando metano como matéria-prima que é o principal componente do gás natural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 1) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Nilson Romeu Marcilio - Coordenador / Thaís Saatkamp - Integrante / Juliana Espíndola - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Integrante.
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2005 - Atual: Produção de nanotubos de carbono por decomposição catalítica de gás natural

Descrição: A obtenção de nanotubos de carbono pela decomposição catalítica do metano tem se mostrado uma alternativa, econômica e tecnologicamente, promissória em relação aos processos de evaporação do grafite por descarga com arco e evaporação a laser, que requerem temperaturas extremamente elevadas. As propriedades físicas e químicas dos nanotubos de carbono são especiais e o seu potencial campo de aplicação é promissor, tendo-se constituído num dos materiais mais pesquisados ultimamente. Entre as possíveis aplicações tem-se: como condutor unidimensional em nanodispositivos, como nanosondas, como componente em dispositivos eletrônicos, em células solares, para o armazenamento de hidrogênio e outros gases e como suporte para catalisadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Marla Lansarin - Coordenador / Fernanda Pereira - Integrante / Samuel Moura - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Integrante.
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2005 – Atual: Produção de hidrogênio

Descrição: O objetivo deste Projeto é dar continuidade aos trabalhos que vem sendo realizados no Departamento de Engenharia Química com a decomposição catalítica do Gás Natural para a geração de hidrogênio. Pretende-se estudar, usando uma termobalança e um reator de leito fixo em escala de bancada, mais especificamente: - a influência das condições de operação (temperatura, composição da alimentação e tempo de residência) na atividade, estabilidade térmica e tempo de campanha; - viabilidade técnica e metodologia mais adequada para a regeneração destes catalisadores através da combustão do carbono formado com ar (tempo, temperatura); - conveniência ou não da redução após regeneração; - conseqüências das múltiplas regenerações sobre a estrutura do catalisador.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Marla Lansarin - Coordenador / Taís Espíndola Machado - Integrante / Flávia Lauxen - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Integrante.
Finaciador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio finaceiro / Ministério da Ciência e Tecnologia - Bolsa.

2005 - Atual: Obtenção de produtos com alto valor agregado a partir da conversão catalítica do gás natural

Descrição: O Projeto tem como objetivo o aproveitamento do gás natural como matéria-prima para obtenção de produtos com maior valor agregado como a produção de hidrogênio de alta pureza, obtenção de nanotubos de carbono, produção de olefinas leves e produção de compostos oxigenados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Thaís Saatkamp - Integrante / Juliana Espíndola - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Coordenador.
Finaciador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio finaceiro.

2004 - Atual : Produção de cetonas e ésteres a partir do etanol

Descrição: Neste Projeto pretende-se o desenvovlvimento de catalisadores bem como estabelecer as condiçoes do processo para a produção de cetonas e ésteres a partir do etanol.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Diego Machado Silveira - Integrante / Luciana Tavares Teixeira - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Coordenador.
 

2004 - Atual: Conversão do gás natural em olefinas e compostos oxigenados

Descrição: O projeto tem como objetivo a transformação do metano em olefinas através de acoplamento oxidativo e a produção de compostos oxigenados por oxidação parcial.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Thais Machado Farias - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Coordenador.

2003 - Atual: Transformação catalítica de misturas etanol-água

Descrição: O projeto tem como objetivo a utilização de misturas etanol-água, como matéria-prima, para a transformação catalítica em produtos com maior valor agregado como: acetona, hidrogênio ou gás de síntese. O uso do etanol como matéria prima é importante e estratégico por tratar-se de um produto renovável e abundante no Brasil. O Projeto prevê a realização de trabalhos tanto no desenvolvimento de processos, através da otimização das condições de operação tais como: temperatura de reação, composição de alimentação e tempo de residência, quanto no desenvolvimento de catalisadores para estas reações, através da preparação e avaliação de catalisadores. A obtenção de cetonas e a obtenção de gás de síntese, embora sejam obtidos a partir dos mesmos reagentes (etanol e água), seguem mecanismos diferentes e dependem das condições de operação e do catalisador utilizado. Através de um estudo integrado, estes dois processos serão estudados paralelamente.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Nilson Romeu Marcilio - Integrante / Diego Machado Silveira - Integrante / Clarissa Pino - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Coordenador.
Finaciador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2003 - Atual: Geração de hidrogênio e obtenção de nanotubos de carbono a partir do gás natural

Descrição: O Projeto tem como objetivo o aproveitamento do gás natural para a geração de hidrogênio e obtenção de nanotubos de carbono. A geração de hidrogênio será realizado a partir da reforma catalítica do metano e, principalmente, através da decomposição catalítica (ou craqueamento catalítico) do metano. Neste último caso, será obtido hidrogênio puro, sem a presença de monóxido de carbono, sendo adequado portanto para a utilização como fonte de energia em células combustíveis. A obtenção de nanotubos de carbono poderá ser realizada tanto pela decomposição catalítica do metano quanto pela reação de desproporcionamento do monóxido de carbono, sendo que o CO é produzido na reforma do metano. Uma vez que tanto o hidrogênio quanto os nanotubos de carbono podem ser obtidos pela reação de decomposição do metano, será dado ênfase a este processo, para a obtenção simultânea destes dois produtos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Nilson Romeu Marcilio - Integrante / Andressa Senger - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Coordenador.

2001 - 2004: Processos catalíticos heterogêneos: Uma abordagem integrada

Descrição: O projeto apresentado propõe a realização de atividade em duas linhas de pesquisa: i) desenvolvimento de catalisadores com alta área superficial, dando-se ênfase ao método sol-gel para a preparação de catalisadores e, ii) modelagem de reator multitubular. Na primeira linha proposta pretende-se explorar a técnica de preparação de catalisadores pelo método sol-gel para, numa segunda etapa, aplicar esta técnica aos reatores de membrana, onde a reação e separação são integradas em uma única etapa. Na segunda linha pretende-se fazer um estudo integrado, a nível microscópico e macroscópico, dos fenômenos de transferência de massa e calor nos reatores multitubulares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Oscar William Perez Lopez - Coordenador.

2001 - 2002: Reforma catalítica do metano com dióxido de carbono

Descrição: O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho de diferentes catalisadores na Reforma Catalítica do metano com dióxido de carbono, sendo um comercial e outros preparados em laboratório.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Marla Lansarin - Coordenador / Douglas Bombardelli - Integrante / Oscar William Perez Lopez - Integrante.

2000 - 2001 Desenvolvimento de catalisadores e otimização de reator industrial

Descrição: Os objetivos do Projeto foram a modelagem, simulação e otimização do reator industrial de desidrogenação do 2-butanol em termos das condições operacionais como composição na alimentação, temperatura de alimentação e velocidade espacial.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0).
Integrantes: Oscar William Perez Lopez - Coordenador.
 

 

 

 

 

PROCAT - Logotipo

PROCAT - Fotos

ProCat_mini.jpg Fotos do Laboratório