ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

        LABS - Infraestrutura do DEQUI/PPGEQ

Sobre o LATEPA

LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA E PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS (LATEPA)

O processamento de alimentos converte matérias-primas em produtos alimentícios através da aplicação de operações unitárias. A habilidade da indústria alimentícia de continuar a oferecer aos consumidores produtos seguros e com alta qualidade depende da disponibilidade de novas e inovadoras tecnologias.

Para a indústria atender ao interesse do consumidor, fornecendo alimentos de conveniência que contribuam para uma dieta saudável e com um custo baixo, é necessário a melhoria nos processos correntes e o uso de novos processos.

O aumento da eficiência das operações que envolvem o processamento de alimentos requer a determinação e o controle das características e das propriedades do produto e dos parâmetros de processo. Esta linha de pesquisa visa auxiliar a indústria de alimentos a produzir produtos mais seguros, convenientes, econômicos, nutritivos através de avanços em processos e equipamentos.

Os alimentos são materiais complexos que podem ter suas propriedades modificadas durante o processamento. O estudo dessas propriedades e de como elas variam de acordo com as variáveis do processo são o grande desafio dessa linha de pesquisa.

 

Objetivos

  • Avaliação e aproveitamento de nutrientes obtidos de subprodutos e resíduos da indústria de alimentos.
  • Análise, extração e purificação de nutrientes recuperados de subprodutos e resíduos do processamento de alimentos.
  • Desenvolvimento e avaliação de alimentos com características nutricionais especiais.
  • Estudo do efeito do processamento e armazenamento na estabilidade de nutrientes dos alimentos. Estudo da cinética de destruição de compostos nutricionais como vitaminas, provitaminas e compostos fenólicos em função do processamento e armazenamento dos alimentos. Estudo das alterações dos componentes do alimento. Formulação de propostas tecnológicas visando preservar macro e micronutrientes.
  • Avaliação da funcionalidade e aplicação de proteínas e outros biopolímeros em alimentos. Microencapsulação de aditivos alimentares (corantes, acidulantes, agentes de sabor e microorganismos) e filmes comestíveis.
  • Utilização de tecnologias avançadas (ozônio e aquecimento ôhmico) para o armazenamento e processamento de alimentos.
  • Desenvolvimento de tecnologias visando o aproveitamento de frutas e hortaliças nacionais e produção de novos produtos.
  • Otimização de processos.
  • Recuperação de proteínas por precipitação.
  • Extração e caracterização de carboidratos e polissacarídeos de fontes vegetais: produção, modificação, propriedades reológicas, modificações na estrutura e aplicações.
  • Obtenção e caracterização de corantes naturais obtidos de plantas brasileiras. Extração/ purificação e estabilidade de pigmentos naturais. Co-pigmentação.
  • Estudo bioquímico de compostos biologicamente ativos presentes em alimentos funcionais e in natura e seus efeitos biológicos.
  • Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos. Desenvolvimento de novos produtos e processos. Engenharia e otimização viabilidade econômica.
  • Tecnologia de extração supercrítica aplicada ao processamento de produtos naturais. Estudo dos diferentes aspectos relacionados aos processos de extração, fracionamento e purificação de produtos naturais (óleos essenciais, aromas, corantes, vitaminas e similares) com dióxido de carbono pressurizado.
 

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Profª Drª Ligia Damasceno Ferreira Marczak
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Fone: (51) 3308-2143
  

COLABORADORES

Profª Drª Liliana Amaral Feris
Profª Drª Aline Schiling Cassini
Profª Drª Isabel Cristina Tessaro