ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

        LABS - Infraestrutura do DEQUI/PPGEQ

LATEP - Projetos Relacionados

Análise do processo de polimerização em fase gás

Este projeto visa a geração de tecnologia nacional do conhecimento para a obtenção de poliolefinas através do processo de polimerização em fase gás, com a expectativa do aproveitamento dos resultados pelas empresas do setor para a melhoria progressiva no desempenho dos catalisadores empregados, do processo produtivo e das propriedades dos produtos atualmente comercializados, ampliando sua competitividade na mercado nacional e internacional.


Desenvolvimento de Modelos Empíricos para Predição de Propriedades Finais de Resinas Poliméricas

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos empíricos para a predição de propriedades finais de resinas poliméricas, constando das seguintes atividades:

  • caracterização mecânica e reológica de um grande número de resinas poliméricas;
  • desenvolvimento e/ou teste de ferramentas estatísticas para a geração de modelos empíricos;
  • geração e validação de modelos empíricos para a predição de propriedades finais de resinas poliméricas.

 

Simulação de Escoamentos de Materiais Poliméricos


Este projeto engloba o desenvolvimento e a aplicação de métodos numéricas para a simulação de escoamentos de fluidos poliméricos. A simulação de escoamentos deste tipo pode ser usada para vários fins, como por exemplo, no projeto, otimização e resolução de problemas em processos de transformação de polímeros, tais como extrusão, injeção, etc. Outro exemplo de aplicação, é no desenvolvimento de medidores virtuais de propriedades reológicas, um assunto de crescente interesse.


Reciclagem de Materiais Poliméricos


Tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologia em reciclagem de polímeros, envolvendo os seguintes tópicos:

  • análise da reciclabilidade de materiais plásticos.
  • reciclagem de plásticos misturados.
  • análise da viabilidade ambiental de novas alternativas de reciclagem.

 

Reologia de Sistemas Multifásicos

O objetivo é deste projeto é estudar as propriedades reológicas de sistemas multifásicos, analisando sua dependência com o grau de compatibilidade entre fases e a sua influência sobre a morfologia final destes sistemas. Estes fatores constituem parâmetros de grande importância no que diz respeito à processabilidade e às propriedades finais de blendas e compósitos.


Estudo do processo de rotomoldagem

Este projeto, desenvolvido em parceria com grupo GYROS do CEFET-RS , visa identificar as variáveis de produto e de processo que mais afetam as características finais de produtos rotomoldados. Para isto será realizado um estudo experimental detalhado. Esta informação será utilizado no desenvolvimento de um simulador para este processo.

 

LATEP - Fotos

latep_mini.jpg Fotos do Laboratório