ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

        LABS - Infraestrutura do DEQUI/PPGEQ

LARET - Linhas de Pesquisa

Degradação fotocatalítica de contaminantes orgânicos presentes em efluentes líquidos
Nesta linha, Já foram estudadas as degradações fotocatalíticas de corantes têxteis, benzeno, fenol , tebuconazol , estireno, rosuvastatina e atorvastatina. Atualmente está sendo estudada a degradação da nicotina.
 

Produção fotocatalítica de hidrogênio a partir de soluções aquosas
Foi investigada a obtenção de hidrogênio a partir de soluções de etanol em água, por fotocatálise, usando-se catalisadores a base de óxido de zinco (ZnO), sendo um comercial e quatro preparados através de diferentes metodologias encontradas na literatura.


Tratamento de efluentes líquidos por fotocatálise
Atualmente estuda-se a redução fotocatalítica do cromo hexavalente presente em efluentes de indústrias galvânicas.


Desenvolvimento e imobilização de fotocatalisadores
Nesta linha foram sintetizados nanotubos de TiO2, os quais foram dopados com nitrogênio e, também, com diferentes metais (prata, ouro, cobre, paládio e zinco), a fim de promover um aumento da atividade fotocatalítica sob radiação visível. Também foi usado um processo solvo térmico para obter nanoestruturas de rutilo, na forma de bastões, os quais cresceram verticalmente sobre substrato de vidro.

Além disso, diferentes métodos de obtenção de ZnO têm sido estudados, procurando-se obter um catalisador mais eficiente sob radiação visível.


Modelagem e simulação de Reatores Químicos Heterogêneos
Em parceria com o setor privado, foi realizada a modelagem e simulação de Reatores Heterogêneos de Leito Fixo (bifásicos e trifásicos), além de Reatores de Leito Fluidizado.