ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

        LABS - Infraestrutura do DEQUI/PPGEQ

LARET - Infraestrutura

O Laboratório de Reatores e Catálise (LARET), localizado no Departamento de Engenharia Química (DEQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conta com seis reatores tipo Batelada para a realização de experimentos de degradação fotocatalítica com o catalisador em suspensão no meio reacional, bem como para a avaliação da fixação de catalisadores em placas. Além destes, estão disponíveis um reator contínuo tipo Labirinto e um Reator Tubular, montados pela equipe do LARET. 

Além destes reatores, encontram-se disponíveis um Laboratório de via úmida completamente montado, uma oficina mecânica e a Central Analítica do PPGEQ. Dentre os equipamentos da Central Analítica, destacam-se um Espectrofotômetro UV-Visível Cary® 100, um Cromatógrafo Gasoso Perkin-Elmer, dois Cromatógrafos para Líquidos (HPLC), um Turbidímetro Digital AP 2000 Policontrol, um Fotômetro modelo Spectroquant® Nova 60, marca MERCK, um equipamento que mede Carbono Orgânico Total modelo VCSH da Shimadzu e um Difratômetro de Raios-X modelo D2 Phaser. O Programa dispõe, também, de centrifuga, estufas, muflas, pHmetros, balanças analíticas e equipamento de ultra-som.

 


Reator em Bateladas

Reator Labirinto Reator Tubular