ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

        LABS - Infraestrutura do DEQUI/PPGEQ

LACOURO - Histórico

         

 

           As atividades na UFRGS voltadas ao setor industrial de couros iniciaram em 1949 com os cursos livres de curtimento dirigidos para comunidade, industriais e acadêmicos e tomaram impulso com a criação do curso de tecnólogos em Curtumes e Tanantes em 1972. Desde 1982, estas atividades são desenvolvidas no Departamento de Engenharia Química, já que os professores dos cursos de curtimento sempre foram lotados neste Departamento. Dentro do programa curricular do curso de graduação em Engenharia Química, são atualmente ministradas disciplinas teórico-práticas de Tecnologia do Couro I e II.

               Diversos cursos intensivos e normais de extensão foram oferecidos à sociedade, tendo como público-alvo principalmente graduandos ou formados de outras universidades. Os primeiros trabalhos de pesquisa e dissertações de mestrados em couro junto à Escola de Engenharia (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e dos Materiais- PPGEMM) foram feitos no laboratório gerando publicações e apresentações em eventos.

                 A partir de 1995, as pesquisas de mestrado na temática couro passaram a ser realizadas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), criado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul para incentivo ao primeiro curso de pós-graduação em engenharia química do estado.

              O Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente, passou assim a se denominar em 2001, em função de que muitos trabalhos de pesquisa e dissertações feitos são relacionados aos temas ambientais. 

Image

                Prédio Histórico e Departamento de Engenharia Química