ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

        LABS - Infraestrutura do DEQUI/PPGEQ

LACIP - Projetos
  • COPESUL. Otimização e controle das unidades de extração de aromáticos e de produção de BTX (Benzeno, Tolueno e Xilenos). O objetivo principal é diminuir a superespecificação dessas unidades visando a redução do consumo energético.
  • ELEGÊ, CEVAL, Cooperativa Santa Clara. O soro do queijo é um sub-produto da fabricação do queijo e um forte agente poluidor. Através de um processo biotecnológico esse mesmo agente poluidor pode se transformar numa matéria-prima para a produção da enzima Lactase.
  • PETROBRÁS. A unidade de FCC pode operar tanto na combustão parcial produzindo CO (para ser usado nas caldeiras como combustível) como na combustão total produzindo CO2. Nem sempre a caldeira está disponível para a queima de CO obrigando a unidade a operar em combustão total. Essa troca de operação só é possível através de uma eficiente estratégia de controle, a qual está sendo desenvolvida pelo nosso grupo.
  • IPIRANGA Petroquímica. Otimização dos controladores visando a redução de geração de produtos fora de especificação, com a consequente diminuição do consumo energético e da quantidade de rejeitos industriais. Desenvolvimento de processos alternativos de polimerização com ênfase na redução de sub-produtos.
  • Petroquímica TRIUNFO. Desenvolvimento de um simulador do processo de polimerização de etileno em alta pressão, com o objetivo de otimizar as condições de operação de acordo com as características do produto desejado, evitando-se assim inúmeros testes na planta com grande consumo energético e geração de sub-produtos.
 

LACIP - Logotipo

lacip_logo.png

LACIP - Fotos

lacip_mini.jpg Fotos do Laboratório