ESCENG        UFRGS
Narrow screen resolution Wide screen resolution Auto adjust screen size Increase font size Decrease font size Default font size

        LABS - Infraestrutura do DEQUI/PPGEQ

Estrutura de Informática

A informática é hoje, um dos principais instrumentos de ensino e de pesquisa na busca pelo conhecimento e no apoio das atividades extra-classe e outras atividades acadêmicas normais do curso.

O DEQUI conta com laboratórios e salas de apoio à informática específicas para graduandos e pós-graduandos, contendo vários microcomputadores, equipamento de gravação de CDs e DVDs, zip-drive, scanner, impressoras laser e de jato de tinta com impressão a cores.

O acesso aos laboratórios e seus recursos é garantido a toda comunidade do DEQUI, respeitando suas normas de uso mediante requisição de cadastro, e cada usuário possui uma conta de acesso constituída de um "login", uma senha e um espaço pré-definido em disco.

O parque computacional do DEQUI é constantemente atualizado através de projetos de pesquisas. Estão disponibilizados quase 200 microcomputadores, além de notebooks, projetores multimídia e retroprojedores, todos interligados em rede para uso dos alunos, professores, pesquisadores e funcionários. O DEQUI conta com softwares de uso básico e de uso específico da área de Engenharia Química, tais como: Suite Aspen Tech, CFX, Fluent, gPROMS, Matlab, Maple, Mathcad, entre outros. A conectividade da rede de informática do departamento é formada por equipamentos com capacidade de transmissão de 100 Mbps. Por meio de cabo e de fibra-óptica, os dois prédios, salas e laboratórios do DEQUI estão interligados entre si e com a rede da UFRGS.

Hoje, o DEQUI possui à disposição de sua rede, 1 servidor de rede Intel XEON, biprocessado, marca HP, modelo Proliant ML370 G4 com Linux (Debian Sarge 3.1) que abriga os serviços de web, e-mail, ftp, DNS, Intranet e um servidor de autenticação (LDAP).