Professor Jorge O. Trierweiler recebe prêmio internacional

Decorrente de sua enorme contribuição à educação e ao desenvolvimento em ciências, engenharia e tecnologia da instrumentação e sistemas de controle, o Prof. Dr. Jorge O. Trierweiler foi selecionado para receber o prêmio internacional Donald P. Eckman Education Award dado pela ISA the International Society of Automation.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 4 de outubro deste ano no Westin Galleria Hotel em Houston/Texas (EUA) e foi destaque na página da UFRGS, conforme pode ser conferido a partir do link: http://www6.ufrgs.br/portaldenoticias/noticias.php?id=3234

Fotos da premiação

{gallery}jorge/{/gallery}

Sobre: Prof. Dr. Jorge O. Trierweiler é Engenheiro Químico formado na UFRGS em 1988, com mestrado no PEQ/COPPE/UFRJ em 1991 e Doutorado na Universidade de Dortmund (Alemanha) em 1996 ambos em Engenharia Química na área de controle e otimização de processos. Em 2001 realizou estágio de pós-doutorado na área de biossensores na Universidade de Leibniz Hannover (Alemanha) e em 2008, na área de biorrefinarias, desenvolvimento, controle e otimização de processos na Universidade RWTH Aachen (Alemanha). Adicionalmente, em 2005 concluiu o curso de MBA em Gestão Empresarial da Escola de Administração da UFRGS. Atualmente ele é o coordenador do grupo de pesquisa do CNPq - GIMSCOP (Grupo de Intensificação, Modelagem, Simulação, Controle e Otimização de Processos) e está locado no Departamento de Engenharia Química da UFRGS onde atua como professor desde 1997. Já foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química no período de 2001 a 2004. Atualmente integra o comitê técnico da rede temática IACOT da Petrobras como representante da UFRGS. Já orientou mais de 40 dissertações de mestrado e teses de doutorado e possui mais de 120 artigos publicados em periódicos, eventos científicos e conferências internacionais. Sendo que vários trabalhos realizados pelos seus alunos já foram premiados (1 Prêmio Petrobras e 2 Prêmios ABEQ-Braskem). As pesquisas desenvolvidas pelo GIMSCOP encontram-se aplicados em programas que são responsáveis pela melhoria operacional de diversas empresas. P.ex. mais de 12 unidades industriais da PETROBRAS acompanham o seu desempenho operacional através do programa BRPerfX, software desenvolvido em parceria entre a UFRGS/TriSolutions/Petrobras. O BRPerfX é um exemplo de como uma tecnologia nacional pode ser efetivamente aplicada. Desde 2007 tem se dedicado à pesquisa na área de biorrefinarias. Áreas de Atuação: (a) Controle e Otimização de Processos; (b) Intensificação e Integração Mássica/Energética de Processos; (c) Modelagem e Simulação de Processos; (d) Identificação de modelos dinâmicos lineares e não lineares; (e) Auditoria e Diagnóstico de Desempenho de Malhas de Controle; (f) Controladores Preditivos Lineares e Não Lineares; (g) Projeto de Unidades levando em conta a Controlabilidade Operacional; (h) Estimadores de Estado e a Analisadores Virtuais; (i) Estudo e desenvolvimento de Biorrefinarias e (j) Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos e de Biossensores.

Sobre a ISA: fundada em 1945, a International Society of Automation (www.isa.org) é uma organização global sem fins lucrativos que está definindo um padrão para a automação, ajudando mais de 30.000 membros e outros profissionais de automação em todo o mundo a solucionar problemas técnicos complexos e, ao mesmo tempo, favorecer o crescimento da sua liderança e da sua capacidade profissionais. Localizada no Research Triangle Park, Carolina do Norte/Estados Unidos, a ISA desenvolve padrões, certifica profissionais da indústria, fornece educação e formação, publica livros e artigos técnicos, e organiza congressos e exposições para os profissionais de automação. A ISA é patrocinadora e fundadora da Automation Federation (www.automationfederation.org).

Fonte: ISA the International Society of Automation