PPGEQ é avaliado com nota 5 pela CAPES

A UFRGS foi a melhor avaliada pela CAPES no Rio Grande do Sul e, dentre as instituições federais de ensino superior, é a segunda melhor colocada, atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em relatório trienal divulgado hoje, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) aplicou a máxima pontuação (nota 7) a dez cursos de pós-graduação da instituição gaúcha. Três deles são os únicos em suas áreas com essa avaliação no país: Psiquiatria, Geociências e Música. Também obtiveram conceito máximo os mestrados e doutorados da Universidade em Ciências Biológicas (Bioquímica), Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais, Física, Genética e Biologia Molecular, Psicologia e Química. A UFRGS tem ainda 11 cursos com nota 6. Nesse limiar, são encontrados mais cursos da área de Humanas. As pós-graduações que receberam o conceito são: Administração, Antropologia Social, Biologia Celular e Molecular, Ciência Política, Ciências Farmacêuticas, Ciências Médicas (Endocrinologia), Computação, Engenharia Mecânica, Epidemiologia, Informática na Educação e Sociologia. Trinta e dois cursos foram avaliados com o conceito 5.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UFRGS ficou com nota 5 nos cursos de mestrado e doutorado.

Maiores informações na página da Avaliação Trienal 2010 da CAPES.

Mensagem do Reitor da Universidade à coordenadora do PPGEQ/UFRGS

"Prezada Coordenadora:

Parabéns pelo bom desempenho do Programa de Pós-graduação sob sua coordenação, na avaliação trienal CAPES 2007-2009, recentemente divulgada.

A busca da excelência acadêmica nas atividades de pesquisa e de formação de pessoas altamente qualificadas é uma das marcas da UFRGS. O reconhecimento da qualidade ora obtido reflete o trabalho árduo, dedicado e competente de todos aqueles que vêm escrevendo nossa história de sucesso acadêmico. Desde já asseguro apoio institucional para viabilizar a conquista dos conceitos de elevado padrão internacional, uma meta a ser estabelecida.

Solicitamos que transmita aos docentes, funcionários e estudantes do PPG nossa satisfação pela conquista. É o trabalho de todos que faz com que a Universidade possa cumprir sua missão acadêmica com qualidade e bem servir a sociedade brasileira.

Carlos Alexandre Netto,
Reitor "