Novo logotipo do DEQUI

O Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEQUI - UFRGS), interessado em revitalizar sua identidade visual, através de sua Gerência de TI (GTI), lança o seu novo logotipo.

O Departamento possuía uma identidade visual que, apesar de bem intencionada e relevante com os elementos utilizados na  sua elaboração não entregavam uma mensagem clara para seu público, gerando ruídos na comunicação. Os alunos só identificavam a simbologia do antigo logotipo depois do segundo ou terceiro semestre cursados na Universidade. Além desse dado, foi constatado que o Departamento de Engenharia Química era frequentemente confundido com o Instituto de Química e a Escola de Engenharia, contextos que, apesar de complementares no tocante, as práticas profissionais diferem qualitativa e quantitativamente.

Como parte do escopo do projeto era necessário desenvolver uma identidade visual que representasse a  engenharia química, porém que não excluísse o fator primordial do contexto que é: ensino.

Para desenvolver um logotipo que representasse ao máximo associação com o contexto que representa, foi integrado em um símbolo os elementos molécula e usina que por sua vez geram um terceiro elemento: a árvore. A árvore representa o conhecimento. Trata-se de um símbolo mitológico. Na tradição judaico-cristã o paraíso é um bosque. Ali, segundo Gênesis, II, "Deus fez crescer do solo toda espécie de árvores formosas e boas de comer". Porém, há duas árvores que se destacam nesse local sagrado. Uma delas é a árvore da sabedoria, que dá o conhecimento do bem e do mal. A outra é a árvore da vida, que simboliza a imortalidade. Então cabe afirmar que no contexto do conhecimento (ensino) a árvore é um símbolo que permanece ao longo dos tempos representando os mesmos valores. Além disso, a árvore está diretamente associada aos atuais interesses e prioridades da comunidade global em encontrar novas respostas tecnológicas às necessidades de consumo da população. Respostas essas que entreguem soluções à crescente necessidade de um desenvolvimento sustentável e em harmonia com o meio ambiente. Assim, o logotipo em seu conjunto contribui para a construção dos valores do Departamento de Engenharia Química junto ao seu público e garante uma perenidade no tocante a sua vitalidade como ferramenta de comunicação. No que se trata das cores, adotamos o azul que representa: harmonia, confidência, austeridade, tecnologia e liberdade.

Mais informações: Visualize e baixe os novos logotipos do DEQUI

Identidade visual

É o conjunto de elementos gráficos que compõem as características visuais de um nome, idéia, empresa, produto ou serviço. Esses elementos devem representar a qualidade e competência da empresa no mercado consumidor, de forma clara e direta. O ser humano pensa visualmente e as imagens agem diretamente sobre a percepção do cérebro, impressionando primeiro para depois serem analisadas, ao contrário do que acontece com as palavras. Desde criança o homem está acostumado a um mundo repleto de símbolos. Esses símbolos têm sua utilidade a quem produz, vende e consome, distinguindo a marca num contexto complexo e garantindo que um produto/serviço é igual ao anteriormente consumido.