Nova infraestrutura de informática

Desde o dia 08/10/2012, os alunos do curso de graduação em Engenharia Química da UFRGS estão podendo usufruir a nova infraestrutura computacional do LACOMP (Laboratório de Computação). Após passar por uma reforma geral em 2009, agora o laboratório passa a contar com equipamentos top de linha. Foram instalados 23 microcomputadores da marca HP/Compaq, modelo 8200 Elite Small Form Factor com três anos de garantia on site. São equipamentos com processador Intel Core i5 de segunda geração, 2400 (3.1 GHz), 4GB de RAM, 500GB de HD e LCD de 22". Todos os microcomputadores foram configurados com o Microsoft Windows 7 PRO 64 bits, Microsoft Office 2010 e demais programas licenciados pelo DEQUI e pela UFRGS.

A renovação da infraestrutura do laboratório foi possível graças ao programa REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) do Governo Federal, que prevê o crescimento do ensino superior público, criando condições para que as universidades federais promovam a expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior, visando ampliar o acesso e a permanência nas universidades. Na área de informática, o investimento via REUNI totalizará, aproximadamente, R$ 200.000,00, de um montante total de R$ 1.600.000,00, previstos para serem investidos em todas as áreas destinadas à GRADUAÇÃO em Engenharia Química da UFRGS.

Dentro do montante destinado à área de informática do DEQUI, estão em processo de aquisição os seguintes equipamentos:

• 54 microcomputadores HP/Compaq Intel Core i5 2400 + LCD 22" (entregues em 21/09);
  • 3 notebooks para uso em aulas fora das dependências do DEQUI (entregues em 20/08);
  • 6 projetores interativos de curtíssima distância da marca Epson, modelo BrightLink 455wi, com wireless (entregues em 24/10/2012);
  • 1 servidor de rede (em processo de licitação);
  • 8 switches gigabit gerenciáveis (em processo de licitação);
  • 10 câmeras IP wireless (em processo de licitação);
  • 1 câmera de documentos (em processo de licitação).

Via o REUNI, também está prevista a aquisição de diversos softwares:

• Matlab: para Linux e Windows - 60 licenças
  • Ansys (CFX): para Linux e Windows - 10 licenças
  • AspenONE: para Windows - 50 licenças
  • Comsol: para Windows - 50 licenças
  • Statistica: para Windows - 50 licenças
  • SolidWorks: para Linux e Windows - 10 licenças
  • SAS: para Windows - 10 licenças

A próxima etapa será a atualização da infraestrutura de informática da SAUC (Sala de Aula Computacional), a qual a exemplo do LACOMP, também passou por uma renovação em 2009. Serão instalados 21 microcomputadores idênticos aos do LACOMP. A atualização ocorrerá no dia 12/10, feriado de Nossa Senhora Aparecida, em função das aulas ministradas no laboratório, que impossibilitam que a mudança seja feita em dias úteis. O "novo" laboratório estará disponível para uso a partir de segunda-feira.

Com a renovação da infraestrutura computacional do DEQUI será possível remanejar os atuais microcomputadores do LACOMP e da SAUC, os quais ainda possuem um excelente desempenho, por se tratarem de equipamentos Intel Core2 Duo, para outros setores do departamento em substituição aos equipamentos com desempenho insatisfatório para as necessidades do departamento.

Juntamente com a renovação da infraestutura de informática, foi dado início à migração do sistema operacional de todos os atuais 200 microcomputadores do DEQUI, de Windows XP Professional 32 bits para o Windows 7 Professional 64 bits, a qual deve ser concluída até meados de 2013.

Ainda dentro do programa REUNI, vale a pena lembrar, que já a partir do próximo vestibular (2013) da UFRGS, serão oferecidas 25 vagas adicionais, além das tradicionais 75 vagas, ou seja, haverá 100 vagas para a graduação em Engenharia Química. Isso representa um acréscimo de 1/3 (33%) na quantidade de vagas oferecidas pelo departamento. É o maior acréscimo de vagas dentro da UFRGS. Já no vestibular de 2014 o número de vagas passará para 120, totalizando um aumento de 60% em relação ao número de vagas oferecidas atualmente.

Todo o planejamento (tipos/modelos e quantidades de equipamentos, setores beneficiados) e a execução (aquisição, instalação e configuração dos equipamentos) do projeto de renovação da infraestutura de informática do DEQUI com recursos do REUNI está sendo feita pela GTI (Gerência de Tecnologia da Informação) do DEQUI.

Agradecimentos à administração do DEQUI que aprovou na íntegra o projeto de renovação elaborado pela GTI-DEQUI