Estágios

Estágios não-obrigatórios

São regulamentados pela Lei Nº 11.788/08, pela Resolução Nº 29/2009 do CEPE e pela Resolução Nº 05/2009 da COMGRAD.

O estágio não-obrigatório como ato educativo deve ter acompanhamento de:

  1. supervisor designado pela empresa;
  2. professor orientador indicado pela COMGRAD.

A autorização do estágio pela COMGRAD depende da adequação do plano de atividades e da seriação do discente.

O estágio não-obrigatório poderá ter duração de 6 (seis) meses, não ultrapassando 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. O estágio poderá ser renovado semestralmente e não poderá exceder 2 (dois) anos. A empresa deverá enviar relatórios semestrais com a avaliação do estagiário pelo Supervisor.

Renovação de estágio
Para a renovação do estágio, o aluno deverá apresentar à COMGRAD a avaliação do supervisor (modelo da empresa) e a avaliação do professor orientador conforme modelo da COMGRAD.


Estágio Curricular em Engenharia Química

O estágio supervisionado é um componente obrigatório dos cursos de Engenharia e tem por objetivo proporcionar ao estudante a complementação do ensino ministrado na Universidade, servindo de aperfeiçoamento técnico-científico, de treinamento prático, de relacionamento humano e de integração.

O estágio deve ser realizado no final do curso e a sua carga horária mínima é de 200 horas. A atividade será avaliada por meio de um relatório a ser entregue para o professor orientador do estágio, o qual é designado pela COMGRAD.

O relatório deverá ter em torno de 10 a 15 páginas, e ser composto de:

1. Introdução;

2. Apresentação da Empresa;

3. Descrição do processo;

4. Descrição das atividades realizadas;

5. Detalhamento da principal atividade desenvolvida;

6. Conclusões;

7. Bibliografia.

As normas para confecção do relatório podem ser consultadas clicando-se AQUI.

O estágio curricular está vinculado à atividade de ensino “Estágio Obrigatório em Engenharia Química”, a qual pode ser realizada após 162 créditos obrigatórios terem sido integralizados e após a aprovação em ENG07010 – Mecânica dos Fluidos Aplicada e ENG07754 – Operações Unitárias da Engenharia Química I.

Procedimento para inscrição no estágio:

1. abrir um processo administrativo no Protocolo Geral da UFRGS e encaminhá-lo à COMGRAD/ENQ, com os seguintes documentos:

  • formulário de inscrição;
  • cópia do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), contendo o plano de trabalho elaborado pela empresa e assinado pelo supervisor;
  • histórico escolar e comprovante de matrícula emitidos pelo DECORDI.

2. ao finalizar o estágio, entregar na secretaria do DEQUI:

3. Após a abertura do processo, o aluno terá um prazo para entregar o relatório de estágio ao professor orientador equivalente ao tempo para efetivar as 200 horas de estágio, mais um mês. Exemplo: para um estágio de 30 horas semanais, este prazo é de 7 semanas mais um mês, ou seja, 12 semanas.
4. Para que o conceito da atividade seja atribuído dentro de um dado semestre letivo, a versão final do relatório (contendo todas as correções sugeridas) deve ser entregue ao orientador até um mês antes do final das aulas.

Somente serão aceitos estágios cuja data de início, constante no TCE, seja até um ano antes da data de inscrição na atividade de ensino.

A norma da COMGRAD/ENQ contendo todas as instruções do estágio obrigatório pode ser consultada clicando-se AQUI.