Estágios

São regulamentados pela Lei Nº 11.788/08, pela Resolução Nº 29/2009 do CEPE e pela Resolução Nº 05/2009 da COMGRAD.

Os pré-requisitos para a aprovação de qualquer solicitação de estágio são os seguintes: 

  • ter um índice de ordenamento I1 >= 4 OU ter, pelo menos, 50% dos créditos obrigatórios do curso;
  • estar matriculado em, pelo menos, 18 créditos (exceto quando a possibilidade de matrícula seja inferior a este número);
  • ter um aproveitamento mínimo no semestre imediatamente anterior ao do estágio (ter sido aprovado em, pelo menos, 13 créditos, OU em 60% dos créditos cursados no semestre anterior).


Estágio Obrigatório versus Não Obrigatório

Em termos de documentos, existem dois tipos de estágio: o obrigatório e o não obrigatório. A diferença entre eles está relacionada ao seguro que cobrirá o estagiário: se a empresa concedente do estágio tem convênio com a UFRGS e providencia este seguro, o estágio será NÃO OBRIGATÓRIO; se a empresa concedente não tem convênio com a UFRGS, ou, não possui um seguro para fornecer ao estagiário, o estágio será OBRIGATÓRIO (pois, neste caso, a UFRGS fornecerá o seguro).

Ambos os tipos de estágio (obrigatório e não obrigatório) poderão ter duração de 6 (seis) meses, não ultrapassando 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

O estágio OBRIGATÓRIO necessita estar vinculado à Atividade de Estágio Supervisionado; o NÃO OBRIGATÓRIO, não.

O estágio NÃO OBRIGATÓRIO poderá ser renovado semestralmente, não podendo exceder 2 (dois) anos.


Renovação do Estágio Não Obrigatório

O aluno deverá solicitar ao seu professor orientador (designado pela COMGRAD) o envio de um e-mail à COMGRAD (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com o seguinte formulário preenchido:

O aluno se reportou/manteve contato durante o estágio?..........................
As atividades realizadas neste período estão de acordo com o curso?..........................
Você será novamente o orientador deste aluno nos próximos 6 meses. O aluno lhe informou sobre as atividades a serem desenvolvidas neste período?..........................

PARECER DO ORIENTADOR
(  ) Recomendo a renovação do estágio.
(  ) Não recomendo a renovação.

Atividade de Estágio Supervisionado

A Atividade de Estágio Supervisionado é um componente obrigatório dos cursos de Engenharia e tem por objetivo proporcionar ao estudante a complementação do ensino ministrado na Universidade, servindo de aperfeiçoamento técnico-científico, de treinamento prático, de relacionamento humano e de integração.

Para a Inscrição na Atividade de Estágio Supervisionado, o aluno precisa ter 162 créditos obrigatórios integralizados e aprovação nas disciplinas ENG07010 – Mecânica dos Fluidos Aplicada e ENG07754 – Operações Unitárias da Engenharia Química I.

A inscrição na Atividade de Estágio Supervisionado pode ser feita a qualquer momento, através de abertura de processo no Protocolo Geral da UFRGS, anexando os seguintes documentos:

  • formulário de inscrição;
  • cópia do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), contendo o plano de trabalho elaborado pela empresa e assinado pelo supervisor;
  • histórico escolar e comprovante de matrícula (obtidos no portal do aluno, com chave digital).

 

Prazo da Atividade de Estágio Supervisionado

A carga horária mínima do estágio a ser aproveitado na Atividade é de 200 h, assim, o prazo para o aluno encerrar a Atividade é a de 200 h + 4 semanas para a elaboração (pelo aluno) e aprovação do relatório de estágio (pelo orientador). Em um estágio de 30h semanais, portanto, o prazo será de 11 semanas.

O estágio OBRIGATÓRIO necessita estar vinculado à Atividade de Estágio Supervisionado. O estágio NÃO OBRIGATÓRIO pode, ou não, ser aproveitado na Atividade e Estágio Supervisionado: somente serão aceitos estágios cuja data de início do último período, constante no TCE, seja até um ano antes da data de inscrição na Atividade de ensino.

 

Encerramento da Atividade de Estágio Supervisionado

O aluno deverá encaminhar, por e-mail, o relatório do estágio para seu professor orientador (designado pela COMGRAD). O mesmo avaliará o relatório e deverá informar à COMGRAD (também por e-mail) o conceito do aluno, DENTRO DO PRAZO DA ATIVIDADE.

O relatório deverá ter em torno de 10 a 15 páginas e ser composto de:

1. Introdução;

2. Apresentação da Empresa;

3. Descrição do processo;

4. Descrição das atividades realizadas;

5. Detalhamento da principal atividade desenvolvida;

6. Conclusões;

7. Bibliografia.

Além disso, o aluno deverá entregar na COMGRAD ou na secretaria do DEQUI uma declaração de carga horária (modelo da Empresa) e a avaliação do supervisor (modelo DEQUI).

A norma da COMGRAD/ENQ contendo todas as instruções do estágio obrigatório pode ser consultada clicando-se AQUI.